terça-feira, 16 de abril de 2013

Turma da Mônica e Pop Art: veja tendências e croquis do Fashion Rio


O inverno nem chegou, mas as tendências para o Verão 2014 já estão em evidência. E o Fashion Rio as apresenta entre 15 e 19 de abril, na Marina da Glória. Quer saber o que vai compor o guarda-roupa na próxima temporada de calor? Influências esportivas marcam presença na passarela. Estampas também não faltam, como de animais, de frutas e étnicas. Preto e branco aparecem em meio a muitas outras cores.
Ellus 2nd Floor: a coleção representa a leveza e o humor de Roy Lichtenstein, um dos principais ícones das artes do século 20. A figura da enfermeira, personagem marcante do artista, aparece em releituras de jalecos e uniformes hospitalares sobrepostas ao beachwear. Formas geométricas e looks confortáveis marcam presença na linha, que mistura elementos da década de 1960 e do guarda-roupa esportivo. Preto e branco se unem aos tons cítricos na cartela de cores. Malha prene, jeans, organza e seda são os principais tecidos.
Nica Kessler: O colorido e as estampas vêm dos tons dos mares tropicais. Transparências em organza e voil de seda marcam presença. Entre as apostas estão hot pants, leggings e top croppeds com influências esportivas. As formas de alfaiataria são mais quadradas, nos tubos junto ao corpo, nos spencers e casaquetos. As estampas são assinadas pelo artista plástico Gabriel Castro e trazem impressões de pele de peixe e escamas. Os acessórios de Duda Braga, da Brir, mostram muito coral, conchas metalizadas e casulos marítimos para colares e pulseiras. Nos pés, sandálias altas com impressão de pele de bagre.
TNG: inspirou-se em dois grandes festivais da cultura indiana - Holi (Festival das Cores) e Divali (Festa das Luzes). Saias e vestidos vêm curtos. As peças apresentam muitos recortes retos. A interferência esportiva está nos shorts tipo boxeador, moletons canguru, saias pregueadas, calça com shape de moleton (com punho na barra e cós elástico). O blazer está desestruturado, assim como a camisaria sem gola ou sem manga. No feminino, um dos destaques são peças com faixas pregueadas que lembram saris indianos. Na alfaiataria masculina, fit slim em tecidos tecnológicos e as opções de blazer sem manga. Entre os tecidos estão seda, tule bordado com paetês, linho com foil, algodão com foil, tricoline, sarja e os mais diferentes tipos de denim. As estrelas da cartela de cores são verde-água, pink, azul-royal, azul-claro, vermelho, laranja, preto e branco.
Blue Man: a estética do Império Tropical do Brasil, que mistura o decorativismo do velho continente às maravilhas tropicais do Hemisfério Sul, é a aposta da grife. Estampas misturam frutas, pássaros e paisagens tipicamente brasileiras com adornos barrocos, azulejos portugueses e arquitetura palaciana. Peças fluidas em seda transparente contrastam com ombros estruturados em maiôs, blusas e vestidos.
Oh, Boy!: o tema são três amigas hipsters (iniciadoras de tendências), que viajam bastante e usam skate. Influência étnica marca presença em estampas. As pernas ficam à mostra em peças curtas.
Sacada: o tema é “costurando art” e se baseia no formato e na aparência de esculturas. As peças têm corte reto e são soltas.
Cantão: levada pelos quatro cantos do mundo, a grife interpreta aquilo que acontece dentro e fora de nós quando viajamos. As formas são fluidas e esvoaçantes, e também estruturadas e exatas. As cores são verde, vermelha, off-white, cru e laranja. Os tecidos são tafetá de seda, seda lavada, organza de seda, gaze rústica de seda e linho, índigo dublado, índigo washed, tricô de linho, couro de salmão. 
OEstudio: o tema é M.E.M.O. - Memórias do futuro. O desfile apresenta formas de dobraduras, origamis, plissados e vincos, representando memórias, com uma cartela inteiramente em branco. 
Apoena: a grife faz uma homenagem à personagem Mônica, criada por Mauricio de Sousa e que completa 50 anos. A modelagem será simples e tem como base duas formas geométricas: o círculo e o quadrado. A cartela de cores é baseada nos personagens da Turma da Mônica, assim como as estampas.
Alessa: a grife reproduz uma savana. A modelagem explora a alfaiataria clássica em tecidos como shantung, renda floral de organza, tweed, seda, paetê camuflado, guipure e neoprene. Depois de uma coleção com poucas estampas e cores, é a vez de explorar a estamparia em closes de animais, em cores como mercúrio, rosa, pistache e branco. 
Lenny Niemeyer: a estilista Lenny Niemeyer apresenta uma coleção de formas minimalistas. Todo o desfile foi construído com apenas uma matéria-prima. A estamparia aparece localizada em cada uma das peças, gerando efeitos visuais de luz e sombra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário