sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Esqueça os saltos altos: venda de sapatos baixos cresce em 2013

Alexa Chung tem feito aparições públicas com sapatos baixos Foto: Getty Images

​Usar sapatos baixos para um evento noturno glamouroso pode soar como algo deselegante. Mas um crescente número de mulheres e de estilistas está deixando os saltos altos de lado, de acordo com especialistas da área da moda. As informações são do site do jornal britânico Daily Mail.

Celebridades como Alexa Chung, Peaches Geldof e Kate Moss estão sendo apontadas como as responsáveis por elevar o status dos sapatos sem salto, usando-os até mesmo no tapete vermelho. Nas passarelas, as peças do tipo também começaram a ser mais vistas.

De acordo com pesquisas, as mulheres estão mais preocupadas com o conforto e menos dispostas a suportar a agonia muitas vezes associada aos saltos. No início este mês, a atriz Emma Thompson andou sem sapato no palco do Globo de Ouro e declarou: “tirei os meus saltos como uma afirmação feminina. Por que os usamos? Eles são tão dolorosos e sem sentido”.

De acordo om a analista de moda Tamara Sender, Emma não está sozinha. “As mulheres acima dos 35 anos estão dispostas a se sacrificar para se encaixar na moda. Por outro lado, as mulheres com mais de 55 dão mais importância aos sapatos mais ajustados”, pontuou. Os sapatos baixos têm apresentado boas vendas, com mais de 3/5 das mulheres entrevistadas sobre hábitos de compras de calçados confessando ter comprado um par neste estilo nos últimos 12 meses.

No ano passado, as mulheres gastaram US$ 5,2 bilhões nos Estados Unidos em sapatos baixos (não incluindo tênis), 3,5% a mais do que em 2012. Elas também gastaram US$ 4,5 bilhões em sapatos de salto médio e alto, 6% a menos do que no ano anterior. Lorna Hall, chefe de varejo da consultoria de tendência WGSN, disse que estilos de calçados populares são um reflexo da roupa que está nas lojas. “A razão pela qual sapatos baixos estão vendendo tão bem é que eles combinam com a silhueta andrógina que está na moda no momento", disse ela. 

No passado, Christian Louboutin, que foi apelidado de "rei dos sapatos dolorosos", disse a um entrevistador que "não era o meu trabalho criar algo confortável”. Mas até mesmo ele cedeu e introduziu os brogues em sua coleção de primavera.

Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário