Nos detalhes ou na peça toda, o tecido que nos acompanha há séculos.
A Renda é usada há vários séculos. De inicio era mais utilizada pelo clero e pelos membros da realeza. Hoje é utilizada de várias formas, na peça toda ou em apenas partes dela. Agora vou contar um pouco mais da história dessa peça usada por mulheres e fashionistas de todos os tempos:
No inicio o uso da renda era restrito aos mantos do clero e da realeza, normalmente em forma de passamanaria dourada ou prateada. Usadas no século XVII e XVIII em adornos de cabeça, babados, aventais, e para enfeitar os vestidos, o tecido costumava ser produzido em fio de linho ou algodão. Ao ser patenteada em meados do século XIX, a popularidade da renda caiu, e foi associada a confecção de lingerie ao longo do século XX. Contudo a renda sempre foi o tecido mais requisitado por noivas e debutantes, e utilizado por artesãos e mestres da alta costura.
Catarina de Médici, rainha da França, introduziu o uso da renda na corte francesa, causando um consumo exagerado e desenfreado do tecido, esvaziando os cofres franceses devido aos custos de importação. A confusão foi tanta que o rei proibiu o uso do tecido. Abaixo estão imagens de looks dessa peça e um tag com acabamento em renda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário